2 de novembro de 2018

INSÔNIA


Quem me faz perder o sono
Não são os meus inimigos.
São os meus amigos.

Passo a noite insone
Preocupado, atônito
Pelos meus amigos.

Saio pelas ruas
Buscando esperança
Para meus amigos.

Madrugada. Frio.
Na esquina, o fuzil.
Cadê meus amigos?

Recuso-me a ir
Para outro país
Sem os meus amigos.

Minha casa é bunker,
Trincheira, aparelho
Para os meus amigos.

Jamais tranco a porta.
Pode ser que cheguem
À noite, os amigos.

Faremos silêncio
Nesse tempo tenso
De poucos amigos.

O café amargo.
O abraço largo.
Abraço de amigos.

O lirismo existe
E sei que resiste
Pelos meus amigos.

Ao Deus que nos vê
Peço apenas isso:
Ampare-os. Proteja-os.

Se eu for preso, faça
Com que esqueça o nome
Desses meus amigos.

Eu nada direi.
Que meu sangue aqueça
O dos meus amigos.

Leiam Brecht por mim
E ouçam muito Chico,
Queridos amigos.

Pratiquem Boal,
exercitem Freire,
Orgulhem-me, amigos.

Canções de protesto
Mas de Amor também.
Viva meus amigos!

O amanhã virá.
Que os encontre bem.
São os meus amigos.

(Paulo Roxo Barja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário