Lirismo para combater a automatização

Lirismo para combater a automatização
#antimáquina

Vídeos (seleção)

Loading...

CV

Músico (OMB 54.874) e Físico, Doutor em Ciências pela UNICAMP, com pós-doutorado pela USP. Criador dos Cordéis Joseenses, publicou mais de 50 folhetos de cordel e 5 livros: Cordéis para Crianças de Todas as Idades (infantil), Anarcopoesia, Lirismo Crônico (crônicas esportivas), Que Fim Levou Samanta Miller? (pulp fiction universitário, criado em conjunto com alunos) e Sonetos (poesia). Além disso, tem mais de 40 artigos publicados em periódicos acadêmicos nacionais e internacionais, um capítulo de livro internacional e mais de 200 trabalhos em anais de eventos. Participou de mais de 60 eventos científicos, tendo orientado dissertações de mestrado nas áreas de Engenharia Biomédica e Bioengenharia, além de trabalhos de conclusão de curso em diferentes áreas (Ciências da Saúde, Engenharias, Matemática). Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas a Biofísica, Comunicação, Estatística e Música. Atualmente divide seu tempo entre a docência, a pesquisa e as atividades artísticas (principalmente literatura e música).

APRESENTAÇÕES (música & narração) - Sozinho ou em diferentes grupos, seu histórico de apresentações inclui teatros, praças, parques, colégios, bibliotecas e bares. Além do Brasil, já realizou apresentações vinculadas à arte no Uruguai, na Colômbia e em Portugal (país que sediou a primeira exposição internacional dos Cordéis Joseenses).

MÚSICA - Participou de vários grupos musicais, destacando-se o Lunatus Ensemble Medieval. Como músico, realiza apresentações solo e acompanhando cantoras ao piano. Além de participar de shows e peças, desde 2000 atua na direção musical e criação de trilhas musicais para teatro.

CORDÉIS & LIVROS - Colecionador de cordel desde os anos 80, quando começou a montar seu acervo (aproximadamente 2000 obras). Em 2008 começou a produzir seus próprios folhetos de cordel, os Cordéis Joseenses (mais de 50 títulos publicados). A partir de 2013, iniciou a publicação de livros, com 5 títulos até o momento:
          - Cordéis para Crianças (de todas as idades) - poesia
          - Anarcopoesia - poesia
          - Sonetos - poesia
          - Lirismo Crônico - crônicas futebolísticas
          - Que Fim Levou Samanta Miller? - pulp fiction universitário

Atualmente divide seu tempo entre a docência, a pesquisa e as atividades artísticas - música, literatura, narração de histórias, fotografia...

Seleção de atividades vinculadas à produção artística/cultural

Décadas de 1980 e 1990
Trovadores (direção de Adriana O. Ribeiro) - com o grupo, realizou apresentações em Santos e SP, mesclando poesia e música
Grupo Jovem Lavignac - como membro, realizou apresentações no Brasil e no Uruguai de espetáculos unindo música, narração e poesia
Sopros e Notas - Fundador e membro do grupo que realizou apresentações em Santos e região
Zebu Trifásico - Fundador e membro do grupo que realizou apresentações em Campinas e região
• Conclusão do Curso Técnico de Piano pelo Conservatório Lavignac(Santos, SP), sob orientação de Dulce Fonseca
• Início da montagem do acervo de cordéis (atualmente com mais de 1600 obras)
Lunatus Ensemble Medieval - como membro do grupo, realizou apresentações principalmente no Estado de SP, participando também de programas de rádio, da TV PUC/SP e da TV Cultura

Projetos & Bolsas no período:
CNPq (Iniciação Científica)
CNPq (Mestrado)
CAPES (Doutorado)

A partir de 2000
Severinos (adaptação de 'Morte e Vida Severina', de João Cabral de Melo Neto) - Direção musical e atuação no espetáculo teatral da Cia Abaporu (2000)
CABARÉ DA CIDADE - Direção musical e participação do espetáculo unindo textos e música ao vivo, trabalho da Cia Teatro da Cidade, São José dos Campos (desde 2002)
América, Soy Loco Por Ti - Direção, arranjos, piano e voz no espetáculo unindo música e poesia latino-americanas, com Karina Muller (2004/2005)
Contrastes - Direção, arranjos, piano e voz no espetáculo unindo MPB e músicas do mundo, com Eva Sielawa (2005)
• Presidente/integrante do júri: I e II Mostras de Música da Univap e I Festival Universitário de Música do Vale do Paraíba (2003 a 2007)
Conto com Você (narração de histórias) - Fundador e membro do grupo - Diversas apresentações mesclando histórias tradicionais e música (2008/2010)
Programa MuseuVivo - Participação como narrador no programa do Museu do Folclore de São José dos Campos (2008)
Semana Literária - Participação em diferentes eventos do programa da Biblioteca Municipal de São José dos Campos (2008/2009)
• Oficinas de trilha sonora sob orientação de Lívio Tragtenberg (SESC, 2009/2010) - tocando percussão e vièle de roda, participou da montagem de trilhas para curtas
III Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina (São Paulo, mar/2010) - Palestra e artigo: O cordel como mídia alternativa em programas de saúde e educação ambiental
WCCA'2010 - Congresso Mundial em Comunicação e Artes (Guimarães, Portugal) - Palestra e artigo: A educação através do cordel – Primeira exposição internacional dos Cordéis Joseenses
III Festival da Mantiqueira de Literatura (2010) - pelo lançamento dos Cordéis Joseenses, recebeu diploma oficial de reconhecimento público na Câmara Municipal de São José dos Campos
Tangozen - Direção, arranjos, teclado e voz no show musical em dupla com Mariane Sobrosa (2010)
Poesia Visual - Participação na Exposição Coletiva promovida pelo SESC São José dos Campos (junho/2010)
IV Festival da Mantiqueira de Literatura - Apresentação e lançamento de Cordéis Joseenses (maio/2011)
Sarau "Elas por Eles" - Participação homenageando Ruth Guimarães (2011/2013, com lançamento do cordel joseense "Viva Ruth Guimarães") e homenageando Eugênia Sereno (2012, com lançamento de fotopoemas a partir da obra da autora)
• SÃO JOSÉ DA PARAÍBA (poesia e música popular), com o grupo BãoCantá - desde 2009
• CORDEL, CANTOS E CONTOS (narração e música para voz e viola caipira) - desde 2009
• BÃOCANTÁ PRAS CRIANÇAS - Música infantil, com o grupo BãoCantá – desde set/2010
• FOTOPOEMAS - Exposição inaugural na Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo, São José dos Campos (out/nov/2010)
ROCK na ROÇA - Show onde clássicos do rock são apresentados em viola caipira e voz – desde jan/2011
• WCCA'2011 - Congresso Mundial em Comunicação e Artes (São Paulo) - Palestra e artigo: 1) O folheto de cordel e a informação: Comunicando com arte; 2) Percepção musical: Efeitos fisiológicos e psicológicos da música em crianças e adolescentes
V Festival da Mantiqueira de Literatura - Apresentação e lançamento de Cordéis Joseenses (maio/2012)
ENCHIST 2012 - Encontro Nacional de Contadores de Histórias (Santa Bárbara D´Oeste) - Exposição de Cordéis Joseenses e Oficina CANTANDO HISTÓRIAS, para artistas e educadores (julho/2012)
• VI Festival da Mantiqueira de Literatura - 1) Palestra "Cordel e a Poesia do Cotidiano" (Sala de Palestras); 2) Lançamento dos cordéis joseenses "Cordel do Modernismo" e "Diabo Casamenteiro" (estande FCCR); 3) Mesa redonda "Retecendo o Amanhã" - ao lado de Moacyr Pinto, André Freire, Fernando Scarpel (junho/2013)
Curso de formação de professores - Literatura de Cordel: Cultura Popular e Educação - CEFE, Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos (junho/2013)
I Semana do Livro Nacional - SJC - Livraria MaxSigma, Shopping ValeSul, São José dos Campos (julho/2013)
"CORDÉIS PARA CRIANÇAS (De Todas as Idades)" - Lançamento do livro (SESC SJC e Parque Vicentina Aranha, São José dos Campos (out/2013)
• II Bienal do Livro de SJC / Semana Cassiano Ricardo - 1) Bate-Papo com o Autor (Lançamento do "Cordel dos Professores"; 2) Show musical (Tenda Cultural)
• VII Festival da Mantiqueira de Literatura - Participação nas palestras de Carlos Abranches e Sônia Gabriel
• II Semana do Livro Nacional - SJC - Livraria MaxSigma, Shopping ValeSul, São José dos Campos (julho/2014) - Mesa redonda: A Poesia na Atualidade
• POESIA CANTADA (poemas musicados; voz e piano) - desde 2013

Projetos, Bolsas & Prêmios no período:
FAPESP (Pós-doutorado)
FAPESP (Jovem Pesquisador)
CNPq (Bolsa Produtividade)
CNPq (Edital Universal)
FUNARTE (Circulação Literária)
MinC (Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel)