27 de maio de 2020

Gráficos da COVID19 no Brasil

A seguir, apresento diversos gráficos referentes ao período de 24/3 a 26/5 da COVID19 no Brasil. Todos estes gráficos foram por mim construídos apenas a partir dos dados oficiais. No entanto, nossa estimativa atual diz que o número real de casos em território nacional hoje pode ser nove vezes maior do que o indicado oficialmente, e o número real de óbitos pode ser quase o dobro do divulgado oficialmente. Vamos aos gráficos (tentei deixar os títulos autoexplicativos) :





     Este último dá algum alento: a letalidade parece estar começando o "caminho da descida" até um valor esperado em torno de 1%. Fazendo a projeção, dá para supor que a pandemia estará sob controle por aqui até final de julho. 
     Dois pontos a levar em consideração:  1) essa perspectiva parte da ideia de que o isolamento seja mantido ao longo de junho e julho, mesmo que em nível parcial (atividades nas escolas, nem pensar) ;  2) mesmo "sob controle", podemos chegar no final de julho ainda com centenas de mortes diárias, uma vez que os casos se arrastam pelo tempo (assim como os exames, que possuem uma "janela" às vezes de vários dias entre a realização e o resultado). 
Paulo Barja

Nenhum comentário:

Postar um comentário