13 de outubro de 2016

ESTATÍSTICA - Cidadania e utilidade pública

No início de outubro, o Ministério do Trabalho do Brasil divulgou vídeo com distorções numéricas para induzir o povo a pensar que há férias excessivas no Brasil. Seguem elas:

1) DISTORÇÃO 1 - Citam "dias úteis de férias" (DESCONTAM, portanto, fins de semana) para todos os países EXCETO o Brasil, onde entram "dias corridos de férias" (assim aumentam em 9 o número de dias no Brasil)

2) DISTORÇÃO 2 - Excluem "misteriosamente" da estatística países como França e Reino Unido, que segundo dados OFICIAIS da OIT apresentam mais dias de férias que o Brasil.

Pois bem: preparei 1 gráfico mais honesto que o do Ministério para completar esta denúncia.
Após o Ministério do Trabalho do Brasil divulgar "equivocadamente" a contagem dos dias de férias de vários países para "concluir" que as férias do brasileiro são das mais altas do mundo, tomei a liberdade de fazer um trabalho estatístico que consistiu em calcular a mediana, média e desvio padrão para a variável "Dias úteis de férias" para um conjunto de países.
O resumo está no gráfico a seguir.


Percebam: o Brasil está rigorosamente na média em relação ao conjunto de países avaliados.
O único país que destoa do restante do mundo (muito fora da margem de erro) é a China.

#ABatalhaÉMidiática
#AnáliseCrítica 
#AquiTemAula
#EducarÉResistir
#EstatísticaCidadã
#SóAVerdadeCombateAMentira

2 de agosto de 2016

Andanças poéticas - Julho/2016

Com a vida corrida e a tendência de privilegiar postagens rápidas no Facebook, o blog acabou ficando meio abandonado... Busco retomar aqui, sintetizando as últimas apresentações e andanças poéticas:







20 de junho de 2016

Lirismo pela inclusão

No sábado 18/6. passei um dia em formação sobre Educação Inclusiva, com a profa. Katia Maria Pereira. Durante essa vivência (inspiradora!), fui anotando pequenos poemas (aldravias e uma sextilha) que aqui transcrevo, na ideia de que modestamente contribuam para uma política de inclusão social - um Lirismo Inclusivo, quem sabe... Mas nem é preciso pensar muito para perceber: TODO lirismo é inclusivo. O que gera exclusão é justamente a falta de afeto, de lirismo...

toda
fragilidade
física
exige
força
espiritual

situação
bastante
delicada,
esta:
chama-se
V I D A

V i v e r
é
lidar
com
nossas
perdas

Meu
coração
deficiente
requer
completa
acessibilidade

Deficiente?
Não:
meu
coração
é
valente

Lento?
Não:
todo
tempo
tem
razão

Muita gente inda confunde
pressa com eficiência
quando lida com pessoas
com qualquer deficiência:
cada coisa tem seu tempo,
há que se ter consciência!

Paulo Barja

27 de janeiro de 2016

Projeto "Narração, Foto & Poesia" e outras atividades


Matéria da Revista Diálogo (Univap) sobre o projeto que vem sendo desenvolvido junto a escolas públicas de São José dos Campos: