O espetáculo apresenta os Cordéis Joseenses de Paulo Barja e folhetos da tradição popular nordestina, contos curtos e canções folclóricas acompanhadas na viola. O repertório é definido em função do público-alvo (crianças e/ou adolescentes, por exemplo). Os espectadores são chamados a participar opinando sobre as obras e auxiliando no coro.
OFICINA DE CORDEL
• INTRODUÇÃO: Breve histórico da Literatura de Cordel
• CORDEL EM FORMA: Métricas e rimas
• CORDEL e seus TEMAS:
- TRADIÇÃO - autores, temas e textos clássicos de Cordel
- ADAPTAÇÃO - obras da literatura universal adaptadas para Cordel
- EDUCAÇÃO
- HISTÓRIA e COTIDIANO
- HUMOR
- CORDEL INFANTIL
• CORDEL NA MESA: Degustação (leitura compartilhada)
• CORDEL em CASA: Dicas para a produção caseira de cordéis
• CORDEL em CONJUNTO: Sessões de criação conjunta de cordel
• CORDEL em VOZ ALTA: Cordéis cantados / Interpretação de cordéis
• CORDEL EM FORMA: Métricas e rimas
• CORDEL e seus TEMAS:
- TRADIÇÃO - autores, temas e textos clássicos de Cordel
- ADAPTAÇÃO - obras da literatura universal adaptadas para Cordel
- EDUCAÇÃO
- HISTÓRIA e COTIDIANO
- HUMOR
- CORDEL INFANTIL
• CORDEL NA MESA: Degustação (leitura compartilhada)
• CORDEL em CASA: Dicas para a produção caseira de cordéis
• CORDEL em CONJUNTO: Sessões de criação conjunta de cordel
• CORDEL em VOZ ALTA: Cordéis cantados / Interpretação de cordéis
Público-alvo: crianças e adultos
POESIA CANTADA
"Poesia Cantada" na Bienal do Livro de SJC - 2013 |
Espetáculo que busca apresentar uma ponte entre a poesia e a música popular, através de canções compostas a partir de poemas. A apresentação inclui comentários sobre os autores e a época de cada poema. O roteiro inclui canções criadas por Paulo Barja a partir de poemas próprios e de poetas como Camões, Fernando Pessoa e Mario de Andrade. A apresentação evidencia ainda pérolas poéticas do nosso cancioneiro tradicional, como "Moreninha, Se eu Te Pedisse".
OFICINA "CANTANDO HISTÓRIAS"
Oficina em que a música é apresentada como suporte narrativo. Apresenta exemplos de histórias contadas com o auxílio de músicas de autoria própria e/ou improvisos. Os recursos utilizados incluem não apenas a voz: instrumentos também podem ser empregados, bem como materiais alternativos que produzam som. Os participantes serão estimulados a criar momentos musicais para a narração das histórias propostas.
Tópicos:
- Musica narrativa: Histórias cantadas (exemplos)
- Trilha sonora: apresentando personagens (exemplos)
- Efeitos sonoros: criando o clima
- A canção como suporte narrativo
- Inserindo música na história
Público-alvo: a partir de 8 anos de idade
BÃOCANTÁ PRAS CRIANÇAS (com o Grupo BÃOCANTÁ)
O show consiste na apresentação de canções infantis que vem sendo compostas desde 2003. “Sementes musicais”, “Frio calafrio” e “Gira Girar”, entre outras, são músicas simples, que no decorrer do espetáculo são mescladas com canções folclóricas (como Marinheiro Só, por exemplo) e adivinhas. Trava-línguas e histórias curtas também podem entrar no cardápio da apresentação, que busca a informalidade e o contato direto com o público, em clima caseiro. As vozes são acompanhadas por um instrumental que inclui viola caipira, teclado e percussões variadas.
ROCK NA ROÇA
Apresentação de "clássicos do rock" em formato inusitado: voz e viola caipira. A proposta do espetáculo é evidenciar as raizes caipiras de grande parte dos compositores mais importantes do rock em todo o mundo. Várias das canções são apresentadas em português, em versões feitas especialmente para este espetáculo.
LÍRICA MEDIEVAL
O espetáculo nasceu em 2000, como desdobramento do trabalho do Lunatus Ensemble Medieval. Tem por objetivo apresentar a riqueza da produção musical e poética da Idade Média. Neste espetáculo solo, enfatiza-se o caráter trovadoresco da lírica medieval. Muitas vezes, os trovadores viajavam por longas distâncias e acompanhados apenas pelo alaúde ou pela vièle de roda (sinfonia), cantando as histórias das terras por onde passavam. A apresentação inclui comentários sobre a Idade Média, sua música e poesia.
CORDEL A GRANEL (Lançamento & Exposição)
Lançamento e exposição dos Cordéis Joseenses, que podem ser adquiridos no local |
FOTOPOEMAS - CARTÕES JOSEENSES (Exposição & Palestra)
Desde a vinda para São José dos Campos, em 2002, venho fazendo registros fotográficos de detalhes da vida nesta cidade. A partir de 2007, esse olhar fotográfico passou a incluir também outras cidades. Com o tempo, surgiu naturalmente a fusão entre Poesia e Artes Visuais, com a criação de poemas curtos a partir dos registros fotográficos efetuados.
SUA HISTÓRIA DÁ UM CORDEL (inédito)
Cada vida é uma história. E cada um de nós tem, para contar, histórias que falam da gente, definem quem somos. Não é só uma pessoa: uma empresa, uma escola também tem a sua história. E ela pode ser contada através da poesia do cordel:
Se você quiser contar
A história de uma empresa
Ou a sua própria história,
A proposta está na mesa:
Conte tudo aqui pra gente
Não esconda, não invente
E vai ter uma surpresa
Sua história dá um cordel!
O poeta só desvenda
O que existe já no mundo
Mesmo que nos surpreenda
Abra o peito, não se cale:
Mande foto, escreva, fale
E faça sua encomenda.
SANTO MAS NEM TANTO (inédito)
Apresentação de histórias ligadas à religiosidade popular no Brasil e no mundo.
SÃO JOSÉ DA PARAÍBA (com o Grupo BÃOCANTÁ)
O espetáculo une música e poesia, utilizando o formato de sarau para cantar e contar uma história de amor que começou no sertão da Paraíba e veio dar frutos em solo joseense. Temas folclóricos e populares são apresentados sob acompanhamento de viola, teclado e percussão, entremeados com os textos de Reginaldo Poeta e Zenilda Lua, que remontam a um “tempo de delicadeza”, realçando valores como a amizade e a ligação com a terra.
TROPICÁLIA (com o Grupo BÃOCANTÁ)
Retrospectiva musical e poética do movimento tropicalista. O repertório privilegia compositore como Caetano Veloso e Gilberto Gil, bem como textos de Tom Zé. O acompanhamento instrumental utiliza teclado e percussão.
E-mail: paulobarja@ig.com.brTels: (12) 3322-0374 / (12) 99129-3335