4 de março de 2011

I Cortejo de Carnaval da FCS abre projeto do CNPq

“Arte e Reabilitação: A música de cada um”

No dia 01/03, foi realizado na Clínica de Práticas Supervisionadas (CPS) da UNIVAP o I Cortejo de Carnaval da FCS (Faculdade de Ciências da Saúde), marcando a abertura do projeto “Arte e Reabilitação: A música de cada um”, aprovado pelo Edital Universal do CNPq no final de 2010.
O projeto visa o desenvolvimento de exercícios físicos e a estimulação cognitiva por meio da música, seja através da execução de instrumentos ou da realização de movimentos inspirados pela música. O projeto foi idealizado e submetido ao CNPq por Paulo Barja, e vem sendo desenvolvido com a colaboração das professoras Adriana Barja (Terapia Ocupacional) e Fernanda Pupio (Fisioterapia). Neste semestre, o trio de professores conta ainda com um importante reforço: alunas do terceiro ano da graduação em Terapia Ocupacional da UNIVAP.
Como diz a Adriana: “Através de um trabalho interdisciplinar, desejamos descobrir a música de cada um levando em consideração os limites físicos do indivíduo, além de propiciar momentos de prazer e interação musical entre as pessoas com deficiência física e seus cuidadores.”
Nossa ideia não é fazer música para os pacientes, e sim com eles... Não é exatamente um projeto de musicoterapia. É um projeto de música, simplesmente. E música faz bem pra todo mundo, né?

Na concentração: aquecimento! Depois...

...desfilando pela clínica universitária...

... e fora da clínica também, por que não?

Um comentário: