27 de abril de 2011

A Bienal e o melhor de qualquer evento: o lado humano

No meio das 1001 correrias do dia-a-dia, tenho a sensação de que deveria colocar por aqui algum texto sobre a Bienal do Livro de São José dos Campos. Mas a verdade é que, a esta altura, MUITA gente MUITO boa já registrou MUITO bem o evento.
Só me resta enfatizar o que, na minha modesta experiência, é o mais importante nestes eventos: a possibilidade das trocas com as pessoas. Conhecer gente, trocar ideias, alimentando assim a alma de afeto e energia criativa - aquela que nasce do contato aberto com o outro.
Em particular, quero agradecer muitíssimo à professora Renata, de Cachoeira Paulista, pela linda postagem em seu blog:

Saudações cordelísticas!


Essa leitura compartilhada é uma das razões de ser da minha Vida


21 de abril de 2011

Mistérios do Vale: dia de beleza e luz

Lançamento da segunda edição do livro "Mistérios do Vale", da Sônia Gabriel. Uma das reuniões mais lindas dos últimos tempos: teve artes plásticas (quadros lindos da Sonya Mello), banda (o pessoal de Santana), causos, Cordéis Joseenses, cantoria com o BãoCantá, o lirismo da Zenilda... e Jongo (salve Laudeni e família)!! Dia pra encher a gente de orgulho desse povo todo que veio de tudo que é canto pra se encontrar... aqui, no Vale do Paraíba. Beleza!


Sônia Gabriel: autora, amiga e grande incentivadora... obrigado por ser tudo isso!

 
Sonya Mello e Zenilda: presença iluminada
 
Pra ficar melhor ainda, só mesmo terminando assim: no Jongo!
 

19 de abril de 2011

RITA LEE, sim; Ritalina, não!

Trata-se de um assunto da maior gravidade.
Vejam a matéria, ouçam a entrevista:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1373771-7823-BRASIL+E+SEGUNDO+MAIOR+CONSUMIDOR+MUNDIAL+DE+RITALINA,00.html

Belíssima caravana...

... é a do Seu Malaquias, do grupo Boneco Vivo!

Esse pessoal merece cada um dos versos que este cordelista teve a felicidade de dizer pra eles em plena apresentação do dia 17/abril/2011, no SESC São José dos Campos.
Se depender da gente, vamos fazer muitas parcerias entre o Boneco Vivo e o BãoCantá!!

16 de abril de 2011

Versos sobre o "Ficha Limpa"

Essa é boa: jurista defendeu a NÃO aplicação da "Ficha Limpa" para as eleições mais recentes... em versos! (fraquinhos, diga-se de passagem)
Pois bem, Ademar Adams respondeu, indignado, porém com a MAIOR elegância poética, em décimas de cordel. Os dois poemas do embate estão aqui:


No final, tem um comentário meu (apoiando Ademar, claro).

14 de abril de 2011

BRASIL: unidade na multiplicidade

Atenção: recebi há pouco um email argumentando que o Sul e o Sudeste arrecadam mais que o restante do Brasil e (agora vem a conclusão desastrosa) lamentando que "sustentamos o país, mas os nordestinos/nortistas elegem o presidente". É um raciocínio absolutamente preconceituoso esse! Inadmissível! Segue a resposta que enviei:

"Prezados, a meu ver essa é uma simplificação que ignora a complexidade do Brasil. Pior que isso: traz intrínseca (e de forma explícita) uma associação entre $$$ e votos que é no mínimo inadequada e em última análise até mesmo perigosa para a democracia. Prosseguindo no argumento, qual seria o próximo passo? Dizer que voto de paulista vale mais? Ou que SP deve declarar independência?"

Vamos nos manifestar CONTRA esse tipo de atitude separatista que em nada colabora para a união do nosso país. Um país complexo mas ao mesmo tempo riquíssimo, como já dizia Darci Ribeiro (desde sempre) e que agora os exames de DNA comprovam (notícia recente veiculada pela FAPESP): a semelhança genética entre brasileiros de diferentes regiões é marcante!

Somos um povo único: há unidade na diferença! E isso é pra se comemorar, nunca lamentar.


7 de abril de 2011

Fogueira não

quem acende uma fogueira
pra queimar opinião,
além de fazer besteira,
acaba sem ter razão

Haikai

ensina-me o dia:
um abraço e um carinho
também são poesia

4 de abril de 2011

Bienal do Livro de SJC - Sábado, 09/abr/2011

Logo cedo (às 10h), um belíssimo show:


E, às 13h...


(após a apresentação, confiram os Cordéis Joseenses no estande Letras do Vale)