14 de abril de 2011

BRASIL: unidade na multiplicidade

Atenção: recebi há pouco um email argumentando que o Sul e o Sudeste arrecadam mais que o restante do Brasil e (agora vem a conclusão desastrosa) lamentando que "sustentamos o país, mas os nordestinos/nortistas elegem o presidente". É um raciocínio absolutamente preconceituoso esse! Inadmissível! Segue a resposta que enviei:

"Prezados, a meu ver essa é uma simplificação que ignora a complexidade do Brasil. Pior que isso: traz intrínseca (e de forma explícita) uma associação entre $$$ e votos que é no mínimo inadequada e em última análise até mesmo perigosa para a democracia. Prosseguindo no argumento, qual seria o próximo passo? Dizer que voto de paulista vale mais? Ou que SP deve declarar independência?"

Vamos nos manifestar CONTRA esse tipo de atitude separatista que em nada colabora para a união do nosso país. Um país complexo mas ao mesmo tempo riquíssimo, como já dizia Darci Ribeiro (desde sempre) e que agora os exames de DNA comprovam (notícia recente veiculada pela FAPESP): a semelhança genética entre brasileiros de diferentes regiões é marcante!

Somos um povo único: há unidade na diferença! E isso é pra se comemorar, nunca lamentar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário