23 de agosto de 2014

Ali, naquele bairro simples (crônica)


“O morro não tem vez
mas se derem vez ao morro
toda a cidade vai cantar”
- Vinícius de Moraes

Equipe da E.E.Francisco Marques, Campo dos Alemães,
S.J.Campos: gente que, definitivamente, faz a diferença

  Quero contar o que vi acontecer ali, naquele bairro simples, que não costuma aparecer nos jornais (as eventuais notícias insistem em vincular a região a cenas tristes, mostrando uma visão limitada e por isso mesmo deturpada de uma realidade bem mais bela).

  Sim: naquele bairro tão simples, a beleza transparece nos olhos e corações, surge – espontânea – aqui e ali. Mas existe um local de onde a beleza se irradia. E sabem qual é o núcleo da beleza, ali, naquele bairro simples?

  É a escola.

  Ali, naquele bairro simples, tem gente que trabalha e se dedica a mudar para melhor não apenas o bairro como também a cidade. Gente que, durante a semana, dá aula e estuda; aos fins de semana, enfeita sua escola (sua, sim!) e convida os amigos pra festa. Gente que, em pleno sábado (ou domingo), leva os filhos à escola para fazer balé, tocar violino e pintar telas maravilhosas (são guiados por mãos de fada).

  Passei a manhã admirando e me comovendo com tanto trabalho bem feito por gente de talento que a mídia não mostra. É gente como essa e trabalho assim, nesse bairro simples, que me inspira todo dia.

  Sei que talvez essas pessoas nunca fiquem sabendo do texto que escrevo agora, emocionado. Por que escrevo, então? Porque desejo que muitos, que todos saibam que, perto da gente, tem gente nesse exato momento melhorando a rua, o bairro – melhorando o mundo.

  A eles, nossa gratidão.
P.R.Barja

Nenhum comentário:

Postar um comentário