28 de dezembro de 2010

Lunatus Ensemble Medieval

O Lunatus Ensemble Medieval:
músicos, amigos e apaixonados pela Idade Média

Por que parou? Parou por que? Às vésperas de 2011, essa é a pergunta que me faço. Anos depois da última apresentação do Lunatus Ensemble Medieval, recebi um email que me levou de volta à paixão eterna: Idade Média. O Lunatus dedicava-se a apresentar música medieval (principalmente dos sécs.XIII-XIV) com réplicas de instrumentos de época, mesclando textos e música instrumental e vocal do período. E acrescentando os improvisos e o bom humor do grupo (como dizia o Lucas, "se o Clemencic faz, vocês podem fazer").
Participar do Lunatus foi uma das experiências mais marcantes da minha vida. Por isso, minha fé no retorno do grupo só encontra paralelo na busca do reino do Preste João por Baudolino, personagem de Umberto Eco.
Surpreendentemente, descobri que parte do sítio do Lunatus persiste na internet, tal como estava em 2001. Segue a ligação para a página principal:

Fuçando o sítio, dá pra ler comentários recolhidos no período 1997-2000 e, melhor: a crítica de Gilberto Mendes sobre o grupo:

Estou retomando leituras sobre a Idade Média, na intenção declarada (e, agora, pública) de difundir a lírica medieval por aqui.

Um comentário:

  1. Assistir ao Lunatus foi uma experiência única! Uma revolução interna: vontade de sair dançando e cantando a vida! Até hoje aquele som ecoa em meu pensamento! Muito vivo! Intenso e Belo! Saudade!!!

    ResponderExcluir