17 de agosto de 2011

Diário de um processo (8) - Teatro-cordel

   (...)
   No mês de julho, muita coisa aconteceu. Continuamos pesquisando histórias e depoimentos de nordestinos que vieram pro estado de SP. Histórias que de alguma forma se conectam umas às outras, seja por conta das dificuldades encontradas (entre elas, o preconceito dos que nasceram por aqui), seja por causa da vontade geral que esses migrantes manifestam: é quase unânime a saudade rasgada e o desejo de voltar.
   Ainda em julho, participei do XV Congresso Brasileiro de Folclore, apresentando os Cordéis Joseenses nos Grupos de Trabalho de Música e Literatura Popular. Foi fantástico o aprendizado e a troca de ideias com gente boa de todo o Brasil, ao longo do Congresso.
   Paralelamente ao Congresso, pudemos acompanhar boa parte do Revelando SP, evento que traz anualmente, ao Parque da Cidade de São José dos Campos, manifestações da cultura popular do Vale do Paraíba. No fim de semana de encerramento, apresentei os Cordéis Joseenses no estande do Projeto Santo de Casa / Figureiros, uma iniciativa importante de gente boa da nossa terra como Sônia Gabriel e Pérsila, entre tantos outros.
   Infelizmente, foi nesse fim de semana que surgiu meu problema no olho direito, depois diagnosticado como ruptura/descolamento grave da retina. Dia 22, passei por uma cirurgia de emergência com tempo de recuperação previsto para dois (longos) meses...
   Mas a vida continua e, na semana seguinte, teríamos nossa segunda apresentação: na Mostra Urbana de Teatro do Espaço Cultural Flávio Craveiro...

Cartaz da segunda apresentação de "A Seca da Alma"
(foto de P.R.Barja; na foto: Anne Karoline)
(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário