18 de outubro de 2010

Sobre Política Pública no Brasil

Acabo de chegar de um encontro importante, no Ceará, com a equipe das Nações Unidas que está finalizando o Relatório de Desenvolvimento Humano para o Brasil (para ler mais a respeito, clique aqui).
Escrevo por perceber que algumas das conclusões gerais do debate ligam-se claramente a questões que temos debatido aqui:

1) É importante quebrar a ideia de que política pública está restrita a política de governo para o público, considerando-se que:

Política pública = Política institucional + política do cidadão

2) É necessário também quebrar a ideia de que "o governo/instituição é que resolve", e desenvolver ações concretas que possam auxiliar no avanço coletivo, considerando-se que:

Caminhar junto em geral rende mais que caminhar contra

Estas são propostas objetivas de posturas construtivas em relação à Educação, Saúde, Combate à Violência e Cultura. Somos todos parte disso.

Por fim: a constatação de que alguns seres humanos (às vezes artistas) muitas vezes esperam viver às custas de uma instituição (às vezes cultural) não é uma ideia desagregadora. Recebo essa "provocação" como um convite coletivo a que saiamos do marasmo e nos unamos em ações concretas que beneficiem não só a um grupo (qualquer que seja), e sim a todos - não apenas artistas, mas a cidade. Ah, e se a ideia é realizar o debate aberto, amplo, acho válido falar sobre a origem da cultura e da palavra política, entre muitas, muitas outras coisas - por isso temos agradecer as contribuições da Jacqueline, da Andréa, da Viviani e de quem mais se dispuser a contribuir.

(P.S.: mais material sobre o encontro entre a equipe do relatório das Nações Unidas e os poetas de cordel será postado em cordeisjoseenses.blogspot.com)

2 comentários:

  1. Paulo, parabéns pela indicação (único do estado de SP!) para essa contribuição ao relatório da ONU. Ficamos orgulhosos. Sucesso e vida longa. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Wallace, só tenho a agradecer, e dizer: eu é que tenho orgulho dos meus amigos! aos poucos vou colocar material sobre o encontro no blog dos cordéis. Abraço!

    ResponderExcluir